Projetos

Projeto de Pesquisa “Empresas e Ditadura: O Caso COBRASMA na Repressão ao Movimento de Trabalhadores em Osasco”, aprovado no Edital CAAF/Unifesp em 2021, iniciou-se em 2021 e foi finalizado em junho de 2023.

Tratou-se de projeto de pesquisa com intentos de esclarecer sobre as diversas formas de colaboração entre uma das maiores empresas metalúrgicas do Brasil – a Companhia Brasileira de Material Ferroviário (COBRASMA) e seus responsáveis – e a ditadura militar. Nossos objetivos foram o estabelecimento de conhecimentos e informações relativos à presença da empresa COBRASMA, em possíveis atos de solicitação, planejamento, ação, colaboração e financiamento em ações repressivas realizadas pelas forças públicas aos trabalhadores, seus familiares e instituições sindicais, seus representantes e/ou familiares, na cidade de Osasco, durante o recorte temporal de 1964-1985. 

Neste intento, investigamos os dispositivos articulados do “novo regime fabril” aos processos de vigilância, perseguição, repressão e tortura de trabalhadores de fábrica, de forma a testar a hipótese de um procedimento típico e recorrente de atuação de empresas na sustentação de um regime de exceção nos locais de trabalho e na sociedade. Propusemos a intersecção da história com as categorias conceituais da história pública, direito à memória, verdade e preceitos da justiça de transição almejando a recomposição de violações de direitos. E, perseguindo estas premissas produzimos provas documentais (baseadas na pesquisa arquivística) acerca da colaboração entre COBRASMA e o Estado e seu aparato repressivo. 

De maneira geral, nossa meta consistiu em estimular o debate público qualificado e embasado sobre os danos provocados pela relação empresarial-militar à democracia quando esta relação se materializa em processos políticos de controle/cerceamento do poder civil em seus desígnios da construção dos direitos, da representatividade democrática e da plena cidadania.