Empresas e Ditaduras: o caso Cobrasma

EXPOSIÇÃO

Empresas e Ditadura: O Caso COBRASMA na Repressão ao Movimento de Trabalhadores em Osasco

A exposição é uma iniciativa do site “Memórias Resistentes: Memória Social de Osasco”. Partindo das questões: 

  • Qual a dimensão da presença da empresa Companhia Brasileira de Material Ferroviário (Cobrasma) e de seus responsáveis em atos de colaboração, cumplicidade ee/ou financiamento de ações repressivas realizadas pelas forças públicas e militares contra trabalhadores, seus familiares e suas instituições sindicais?
  • Qual a responsabilidade da empresa e de seus responsáveis na facilitação de prisões ilegais ou arbitrárias, colaboração em tortura de presos, demissões ilegais, monitoramentos ilícitos de atividades sindicais, assim como em perseguição política à trabalhadores em Osasco?

Reunimos documentos e narrativas acerca das violações sofridas por trabalhadores da Cobrasma e seus familiares indicando um roteiro possível para a visualização de documentos escritos e audiovisuais para o entendimento dos processos de colaboração e cumplicidades da empresa com a ditadura empresarial militar no Brasil.

 

A defesa da oralidade como fonte, afirma o potencial que tem a história oral de revelar, amplificar e multiplicar vozes dos sujeitos trazendo à tona formas variadas do vivido na sociedade, em especial de grupos subalternos. 

A história oral tem sido um instrumento de construção da história e de memórias diversas, tem estimulado trajetórias para realização de uma história múltipla e plural, a partir do entendimento de que toda a pessoa tem uma história a ser valorizada socialmente, toda pessoa pode contar e refletir acerca de sua história pessoal, assim como, a história de cada pessoa constitui-se em patrimônio histórico-cultural de um povo, uma nação, uma etnia. /

Leia o RelatóriO
Leia a Reportagem

Conheça os itens da exposição

Galeria de Imagens