Sobre nós

CONHEÇA O MEMÓRIAS RESISTENTES

A Memória da cidade de Osasco em uma coleção de acervos

O site “Memórias Resistentes: Memória Social de Osasco” divulga e permite acesso a documentos escritos e orais relacionados à história do trabalho e a memória social da cidade de Osasco. Realiza a tarefa de coletar e guardar acervos de modo a ampliar a produção do conhecimento e de pesquisas sobre a história local articulando ações de resgate e produção da memória social – constituindo inclusive – um acervo de história oral de amplo significado histórico-cultural para a cidade de Osasco e região oeste de SP.

Em 2021, a partir do projeto “Empresas e Ditadura: O Caso COBRASMA na Repressão ao Movimento de Trabalhadores em Osasco”, realizado no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp , iniciou-se um processo clássico de pesquisa que demandou um trabalho de coleta e armazenamento de documentos de ordem primária (documentos institucionais e organizacionais); secundária (imprensa, outros); e, de fontes orais (entrevistas coletadas em acervos diversos e entrevistas construídas pela equipe a partir da História Oral) que acabaram por compor o acervo documental disponibilizado pelo site Memórias Resistentes.

Conheça nossos objetivos

Consolidar um acervo da história local

Constituir acervo a partir de fontes diversas que podem ser escritas, visuais ou audiovisuais. Guardar documentos arquivísticos, bibliográfico, constituindo conjuntos (fundos de arquivo) temáticos em estudos regionais. Acumular e disponibilizar acervo que possibilite funções de apoio à pesquisa.

Consolidar pesquisas

O projeto “Memórias Resistentes” surgiu da pesquisa acadêmica de seus idealizadores e objetiva tornar-se um espaço articulador de novas ações na e a respeito da cidade de Osasco e região oeste de São Paulo.

Publicizar e visibilizar história local e memória social

Atuar na disseminação de informações e da difusão do legado histórico-cultural e de patrimônios materiais e imateriais representativos da cidade de Osasco e região. Utilizar recursos digitais, tais como portais na Internet e outras ferramentas informacionais disponíveis para a publicização de acervos e informações. Incentivar estudos interdisciplinares voltados à realidade regional fomentando a organização de eventos científicos, artísticos e culturais.

QUEM FAZ O ARQUIVO

Conheça nossa equipe

Claudia Moraes de Souza

Historiadora, formada pela Universidade de São Paulo (1991), mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (1999/2007). Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, desde 2013. Tem experiência na área de história social, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos e lutas sociais, memória social, resistências culturais e políticas e políticas públicas.

Murilo Leal Pereira Neto

Historiador, formado pela Universidade de São Paulo (1993), mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (1997/2006). Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, desde 2010. Tem experiência na área de história social, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: esquerda, partidos, trotskismo, populismo e sindicato.