Conheça nossos objetivos
Consolidar um acervo da história local
Constituir acervo a partir de fontes diversas que podem ser escritas, visuais ou audiovisuais. Guardar documentos arquivísticos, bibliográfico, constituindo conjuntos (fundos de arquivo) temáticos em estudos regionais. Acumular e disponibilizar acervo que possibilite funções de apoio à pesquisa.
Consolidar pesquisas
O projeto “Memórias Resistentes” surgiu da pesquisa acadêmica de seus idealizadores e objetiva tornar-se um espaço articulador de novas ações na e a respeito da cidade de Osasco e região oeste de São Paulo.
Publicizar e visibilizar história local e memória social
Atuar na disseminação de informações e da difusão do legado histórico-cultural e de patrimônios materiais e imateriais representativos da cidade de Osasco e região. Utilizar recursos digitais, tais como portais na Internet e outras ferramentas informacionais disponíveis para a publicização de acervos e informações. Incentivar estudos interdisciplinares voltados à realidade regional fomentando a organização de eventos científicos, artísticos e culturais.
QUEM FAZ O ARQUIVO
Conheça nossa equipe
Claudia Moraes de Souza
Historiadora, formada pela Universidade de São Paulo (1991), mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (1999/2007). Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, desde 2013. Tem experiência na área de história social, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos e lutas sociais, memória social, resistências culturais e políticas e políticas públicas.
Murilo Leal Pereira Neto
Historiador, formado pela Universidade de São Paulo (1993), mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (1997/2006). Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, desde 2010. Tem experiência na área de história social, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: esquerda, partidos, trotskismo, populismo e sindicato.