Documentação

Política do Acervo

Nossa política de acervo orienta a aquisição e coleta de documentação escrita, e a formação dos fundos documentais; direciona a construção do banco de histórias de vida e de fontes orais em audiovisual, assim como, direciona a divulgação científica e extensão cultural do projeto “Memórias Resistentes: Memória Social de Osasco”.
Nossa temática central foca a memória social de Osasco e sua história local. Prioriza a memória social dos cidadãos e cidadãs de Osasco, em suas experiências políticas e socioculturais, bem como, a contribuição de organismos e instituições osasquenses responsáveis por processos relevantes de sua história.
Abrangeremos acervo documental e oral representativos:

  • Da memória das lutas sociais de Osasco e região no intento de registrar história, memória e oralidades dos sujeitos participantes do escopo dos movimentos sociais urbanos da vida política da localidade.
  • Da memória política da cidade e os registros que envolvem a vida política local, destacando seu processo de autonomização com a organização do movimento dos autonomistas na cidade.
  • Da memória de trabalhadores e trabalhadoras de Osasco, as lutas sindicais e trabalhistas, assim como, da construção das resistências do movimento social urbano no período da Ditadura-Empresarial-Militar brasileira.
  • Da memória sociocultural da cidade e seus movimentos culturais e artísticos de resistência política.
  • Da história de vida de moradores da cidade – entendendo a história de vida como patrimônio imaterial universal – salvaguardando a possibilidade de produção de memória social a partir das experiencias culturais de cada sujeito histórico na história local.